Você está preparado para as mudanças do Gerenciamento de Serviços de TI? A Intelliway sim!

O que está acontecendo agora é que a visão tradicional de Processos e Governança está passando por um período de mudanças. De acordo com essas mudanças, a Intelliway está preparada para tornar a TI do seu negócio mais inteligente.

Tenho presenciado cada vez mais a aderência das organizações aos métodos ágeis na gestão de projetos. Há inúmeras razões para isso: tecnologias mais seguras e preparadas para mudanças, ambientes mais maduros, introdução dos serviços em nuvem, necessidade de otimizar tempo e custo, dentre outras. Com isso, a entrega sofreu também algumas mudanças, a saber: maior agilidade na entrega, documentação sintética e menos formal – contudo adequada, projeto dividido em maior número de fases e, consequentemente, entregas, para citar alguns. Recentemente conversando com um parceiro de negócios sobre gestão de serviços na nuvem, entramos no tema “Gerenciamento de Serviços de TI” – ITSM, como conhecemos. A questão é: E como ficam os processos ITIL na gestão da infraestrutura nesse novo modelo? A resposta do nosso parceiro, profundo conhecedor de serviços em nuvem foi contundente: Que infraestrutura?! Essa é a questão!
Uma série de preocupações que existem nos serviços on premises, tais como aspectos da continuidade, capacidade, mudança e outros, passam a ter outro viés, reduzem ou até mesmo desaparecem. Pense em um ambiente de produção rodando uma importante aplicação, como um ERP. Numa infraestrutura tradicional, “dentro de casa”, seria prudente e recomendado, dado o alto impacto no negócio que um serviço como esse possui, que houvesse redundância no sistema elétrico (nobreak + gerador), servidores redundantes, com fontes redundantes, rede redundante, discos em RAID, além de outras providências como backup e snapshots. Agora coloque esse mesmo serviço na nuvem: contratação e configuração de dois servidores em cluster e link redundante. A infraestrutura local resume-se basicamente ao gateway de internet e rede local! Os processos de liberação podem seguir os métodos ágeis e algumas mudanças realizadas a quente, supervisionadas por uma única pessoa, dependendo do tamanho e complexidade da infraestrutura. A capacidade pode ser alterada sob demanda, bastando alguns clicks para redimensionar as máquinas e serviços utilizados. As máquinas são criadas, restauradas ou excluídas com poucos cliques e downtime curtíssimo. Neste momento talvez você esteja pensando que sou avesso a Processos e à Biblioteca ITIL. Muito pelo contrário! Sou um estudioso do assunto e minha carreira é baseada em Governança.
O que está acontecendo agora é que a visão tradicional de Processos e Governança está passando por um período de mudanças. No exemplo tratado anteriormente continua havendo processos ITIL para a gestão dos serviços, porém, avaliemos como caso de uso o processo de mudanças do cenário apresentado. Uma atualização no ERP pode ser realizada on the fly, primeiro em um dos servidores – enquanto o outro assume a produção, pois estão em cluster – e, em seguida, no outro, da mesma forma. E a aprovação da mudança? Ela pode ser tratada como uma mudança padrão. Processos como Gerenciamento de Incidente e Problema continuarão a existir, mas, com atuação mais discreta, dado que parte dos grandes vilões da infraestrutura deixarão de existir e, consequentemente, a quantidade de incidentes e problemas tende a diminuir consideravelmente. O mesmo ocorre com o Gerenciamento da Configuração. É o fim da infraestrutura local? A resposta é não! Algumas organizações tem necessidades específicas de recursos que, por enquanto, não são atendidas plenamente através de serviços de nuvem, ou ao menos não foram modeladas para tal. Em resumo, o Gerenciamento de Serviços de TI continuará existindo, porém, não da mesma forma. Os processos tendem a ser mais enxutos, funcionais e ágeis. Não há lugar para burocracia. Significa que a ITIL é burocrática? De maneira alguma. A biblioteca dá orientações de boas práticas. A burocratização pode compor uma implementação deficiente, não devidamente atenta às necessidades do negócio. Agora com mais ênfase, acontecerá uma reeducação quanto à utilização dessas práticas. Você está preparado para as mudanças? A INTELLIWAY sim! Estamos prontos para ajudar sua empresa a otimizar a operação, reduzir os custos e proporcionar mais valor para o seu negócio por meio de uma TI mais inteligente. Contate-nos.

Rua José de Almeida Rebouças, 35
Ed. Premium Office, Torre B, Sala 310
Mata da Praia . Vitória/ES . CEP 29066-150

+ 55 27 3376 0163
+ 55 11 3042 0163 contato@intelliway.com.br

intelliway ti inteligente. All rights reserved 2017.